O que é balanço consolidado?

As demonstrações financeiras, ou balanço consolidado, são um documento final do balanço patrimonial que serve para representar a situação econômica, patrimonial e financeira de todo um grupo de empresas.

É elaborado pela empresa-mãe que está no topo, depois por uma holding, e é na prática as demonstrações financeiras de todo o grupo, considerado como uma única empresa.

Resultado de imagem para contador trabalhando

A razão pela qual as demonstrações financeiras consolidadas são elaboradas deriva do fato de que as empresas individuais do grupo possuem a perfeita autonomia jurídica e patrimonial e, portanto, individualmente, podem ir para a perda sem afetar os ativos das outras empresas do grupo.

No entanto, as partes interessadas querem avaliar a empresa-mãe em sua totalidade e, por esse motivo, todos os ativos e passivos são considerados nas demonstrações financeiras consolidadas para ter uma idéia da situação econômica geral, bem como a situação patrimonial e financeira de todo o grupo.

A razão pela qual as partes interessadas estão interessadas no orçamento geral é que muitas vezes ele é calculado a partir do desconto de dividendos ou da avaliação de risco dos investimentos e da dívida que vem do grupo.

Assim, em última análise, as demonstrações financeiras consolidadas permitem ao investidor da única empresa deficitária obter o destacamento do dividendo como se tivesse investido em todo o grupo que pode ser excedentário. Naturalmente, pode acontecer que a empresa individual seja excedente, mas o grupo não.

Além disso, essa técnica permite que as empresas deficitárias recorram a empréstimos ou mercados de títulos (emitindo títulos) utilizando dados gerais que lhes permitam verificar taxas mais competitivas.

Entenda alguns conceitos de balanço consolidado:

1. Conceito de balanço consolidado

Entendemos por balanço consolidado uma fusão de demonstrativos contábeis de empresas controladoras aos de suas subsidiárias e filiais. Este processo tem como objetivo a garantia de segurança de todos os investidores, passando a eles informações reais sobre a situação financeiras dessas empresas.

Com isso, o objetivo final do balanço consolidado é muito importante, por isso é necessário ter cuidado em sua elaboração, pois um erro pode apresentar decisões ruins e com isso prejuízos.

2. Legislação e regulamentação do balanço consolidado

Essa elaboração está prevista na lei 6.404/76, o que tornou obrigatório em alguns casos. Ainda segundo o artigo 249, as empresas de capital aberto, que detém 30% do seu patrimônio líquido investido em outras empresas sob seu controle, precisam divulgar balanços consolidados juntos com suas demonstrações financeiras.

O artigo 250 exemplifica algumas normas, impostas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que devem ser seguidas na produção do demonstrativo consolidado. Veja:

  •             empresas que sejam financeira ou administrativamente dependentes de outra empresa, mesmo que não sejam exatamente controladas por ela, devem realizar o balanço consolidado;
  •             em alguns casos específicos, a exclusão de sociedades controladas é possível.
  • Na prática, segundo a lei, devem produzir demonstrativos consolidados:
  •             empresas de capital aberto, tanto que fornecem quanto que recebem investimentos;
  •             companhias que têm 30% ou mais de seu patrimônio líquido aplicado em outras empresas;
  •             empresas de capital aberto, controladas por grupos de investidores ou sociedades.
  • As seguintes empresas não são obrigadas a elaborar o demonstrativo:
  •             companhias que, se acrescentadas ao balanço, prejudiquem a veracidade e precisão dos dados apresentados;
  •             empresas que demonstrem provas claras de que estão prestes a encerrar suas atividades ou que serão vendidas em um curto período de tempo.

3. Demonstrativos contábeis que devem ser consolidados

Uma vez que o objetivo do balanço consolidado é apresentar, de forma clara, a situação em que a empresa e suas subsidiárias se encontram, ele não se resume ao balanço patrimonial. Além dele, há outras demonstrações financeiras, como:

  •             demonstração do resultado do exercício (DRE);
  •             demonstração de origens e aplicação de recursos;
  •             demonstração de lucro acumulado ou demonstração de movimento das contas do patrimônio líquido.

Entenda mais e fale conosco!

3/5 - (2 votes)

Deixe um comentário