You are currently viewing Saque FGTS
Trabalhadores se dirigem às agências da Caixa Econômica para sacar o valores das contas inativas do FGTS em São Paulo - 10/03/2017

Saque FGTS

O governo brasileiro divulgou o calendário para Saque FGTS, um fundo obrigatório de seguro social que economiza 8% do salário do trabalhador mensalmente para apoiá-lo em casos de eventualidades específicas, como doença prolongada ou compra de um novo lar e PIS / PASEP (um salário-bônus liberado anualmente para quem ganha até dois salários mínimos). Essa medida econômica liberará mais de 40 bilhões de reais na economia do país durante este ano e no próximo.

Resultado de imagem para saque fgts

O Saque FGTS ocorrerá entre setembro de 2019 e março de 2020. Parte dos fundos deve ser destinada ao pagamento de dívidas e parte ao consumo. Esse segundo uso é o que tende a gerar mais empregos, aumentar a renda e assim por diante, segundo especialistas.

De acordo com uma simulação feita, que considerou lançamentos semelhantes de recursos feitos em 2017 e 2018 pelo governo brasileiro, se cerca de 60% dos recursos liberados forem destinados ao consumo, o impulso para o governo brasileiro será de 0,35 ponto percentual no PIB – o mesmo número esperado pelo governo brasileiro.

Mas se acredita que a proporção de recursos alocados na aquisição de bens e serviços será ainda maior, o que geraria um aumento de 0,55 na economia, segundo informações divulgadas pelo jornal brasileiro Valor Econômico.

Foi demonstrado através da simulação que esse maior impacto pode ser explicado por vários fatores. Uma delas é que o número de pessoas (96 milhões) cobertas pela medida é três vezes maior do que em uma medida semelhante em 2017. Desse total, 54,7 milhões têm menos de 500 reais para se retirar.

Além disso, a retirada média por pessoa deve ser em torno de 415 reais, um valor baixo e, portanto, mais provável de ser gasto do que poupado. Entre outras razões para uma maior utilização dos recursos no consumo, estão os níveis mais baixos de inadimplência e renda – 0,6 e 0,8 pontos percentuais a menos que em 2017 – e um índice de confiança brasileiro mais alto (5,8 pontos acima do que há dois anos).

Entenda as mudanças Saque FGTS no Brasil

O FGTS é financiado por contribuições feitas pelos empregadores. O valor depositado em cada conta do FGTS (criada para cada novo contrato de trabalho) só pode ser retirado pelos trabalhadores em casos específicos, como quando são demitidos sem justa causa ou aposentadoria, entre outros cenários. O que o governo de Jair Bolsonaro está fazendo é criar novos casos em que a retirada desse fundo é permitida.

Essa simulação não leva em consideração um segundo novo recurso introduzido na retirada do FGTS pela equipe Bolsonaro: a partir de 2020, o trabalhador terá a opção de retirar parte do FGTS (de 5% para 50% de cada conta, dependendo da quantidade disponível) todos os anos.

Se o empregado escolher essa forma de saque do FGTS, perderá o direito de sacar dinheiro do fundo em caso de demissão e terá que esperar um período de dois anos se desejarem retornar a antiga regra.

No saque de aniversário, a iniciativa poderia injetar outros 24 bilhões de reais na economia.

Calendário para quem tem conta poupança na Caixa:

  • Aniversário em janeiro, fevereiro, março e abril: 13 de setembro de 2019
  • Aniversário em maio, junho, julho e agosto: 27 de setembro de 2019
  • Aniversário em setembro, outubro, novembro e dezembro: 9 de outubro de 2019

Segundo o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, o crédito será feito exatamente dentro do cronograma, ou seja, no dia 13 de setembro, todos os correntistas que possuem aniversários em janeiro, fevereiro, março e abril estarão disponíveis na conta de crédito.

A data especial não se aplica às contas de poupança abertas após a data de publicação da medida provisória que divulgou a retirada do FGTS. Dessa forma, a caixa de poupança automática da conta de crédito se aplica somente a quem tem uma conta até 24 de julho de 2019.

Calendário para quem não tem conta poupança na Caixa:

  • Aniversário em janeiro: 18 de outubro de 2019
  • Aniversário em fevereiro: 25 de outubro de 2019
  • Aniversário em março: 8 de novembro de 2019
  • Aniversário em abril: 22 de novembro de 2019
  • Aniversário em maio: 6 de dezembro de 2019
  • Aniversário em junho: 18 de dezembro de 2019
  • Aniversário em julho: 10 de janeiro de 2020
  • Aniversário em agosto: 17 de janeiro de 2020
  • Aniversário em setembro: 24 de janeiro de 2020
  • Aniversário em outubro: 7 de fevereiro de 2020
  • Aniversário em novembro: 14 de fevereiro de 2020
  • Aniversário em dezembro: 6 de março de 2020

Continue seguindo nosso blog e sempre se mantenha informado. Precisando de Assessoria Contábil? Nos procure, teremos o maior prazer em ajudá-lo.

Rate this post

Deixe um comentário