Qual o melhor modelo de gestão para sua empresa?

Para que um negócio dê certo, é preciso muito planejamento, organização e foco. Assim, você será capaz de ampliar o alcance de melhor modelo de gestão para sua empresa, atrair o público-alvo, fidelizar os clientes, conquistar seus objetivos e fazer seus lucros e seu negócio crescerem.

Resultado de imagem para gestão de empresa

Entretanto, para conquistar tudo isso, é fundamental que a administração da empresa seja altamente eficiente e focada nas metas da companhia. Uma das melhores formas de garantir isso é por meio da implementação de um modelo de negócios.

Mas como funcionam, exatamente, esses modelos de gestão para negócios? Como escolher o melhor para seu tipo de empresa? Por que eles são tão importantes? No artigo de hoje, respondemos essas e outras perguntas. Continue a leitura e fique por dentro!

Quais são os modelos de gestão e o melhor modelo de gestão para sua empresa ?

Diante de vários modelos de gestão no mercado, é preciso conhecer as funções e características de cada um deles. Hoje falaremos especificamente de seis modelos. São eles:

  • Gestão Democrática;
  • Gestão Meritocrática;
  • Gestão com foco em resultados;
  • Gestão com foco em processos;
  • Gestão autoritária;
  • Gestão por cadeia de valor.

Gestão democrática

Nesse modelo de gestão, os colaboradores têm voz ativa para participar da tomada de decisões. Por isso, também é conhecido por gestão participativa.

Entre os aspectos positivos de adotar uma gestão democrática estão a valorização do capital humano e a comunicação aberta entre a equipe. Isso faz com que os profissionais fiquem mais engajados com os resultados e trabalhem suas capacidades de criatividade e inovação para ajudar a gestão.

Por outro lado, é preciso conhecer o time e saber se há um nível de maturidade suficiente para que as ideias sejam debatidas e que se encontre o melhor caminho em tempo hábil. Para entender melhor qual o melhor modelo de gestão para sua empresa.

Gestão meritocrática

Na gestão meritocrática, o gestor recompensa os colaboradores individualmente por seu desempenho. Nesse modelo, é preciso aplicar técnicas eficientes de reconhecimento de competências, a fim de que não se torne injusto.

O principal benefício desse modelo é a alta produtividade, já que cada um dará o melhor de si para ser recompensado. Em contraponto, isso pode gerar uma alta competitividade se não for controlado, prejudicando o clima organizacional.

Gestão com foco em resultados

Empresas em rápido crescimento costumam adotar esse modelo. Nele, o gestor não atenta para os processos que estão sendo realizados, mas, sim, aos resultados que precisam ser obtidos de maneira imediata.

É uma estratégia para organizações que estão passando por uma crise e precisam resolver situações delicadas de forma rápida. No entanto, é fundamental estabelecer um padrão de conduta para que nada seja feito fora da ética da empresa.

Gestão com foco em processos

Mais um modelo de gestão bastante popular é o que tem o foco nos processos. A gestão se importa menos com o tempo e mais com a eficiência e a eficácia do que está sendo feito. Apesar de levar mais tempo para avançar nos resultados, esse modelo é interessante por diminuir o índice de erros e aprimorar o trabalho realizado.

Gestão autoritária

Dos modelos de gestão disponíveis, talvez esse seja o mais contraditório no mercado já que a figura central de todo o processo é o próprio gestor.

Porém, com qualquer estratégia empresarial, esse modelo tem seu lado bom e ruim. O lado negativo é que a equipe quase não tem voz. Nesse caso, o gestor é que é o grande responsável por todas as decisões.

Muitas empresas enxergam esse modelo de gestão como benéfico, principalmente quando têm profissionais recém-formados e inexperientes. Com o propósito de blindar a equipe e dar respaldo a todos.

A exigência do modelo autoritário precisa se basear em diálogo e carisma, pois assim, todos respeitarão as opiniões e decisões do gestor.

Gestão por cadeia de valor

A cadeia de valor é um dos modelos de gestão que mais exige pesquisa de mercado, aliada a tentativa de atender as necessidades dos clientes.

Nesse caso a empresa possui os profissionais adequados para entender e construir a estratégia com base nas expectativas do cliente.

Assim sendo, o gestor tem como meta organizar a equipe para executar as tarefas sempre baseado no que o cliente quer e no que deve lhe agradar.

Continue seguindo nosso blog e sempre se mantenha informado. Precisando de Assessoria Contábil? Fale conosco, teremos o maior prazer em ajudá-lo.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp chat