Por que fazer antecipação de recebíveis?

Fluxo de caixa é crucial ao gerenciar uma empresa em crescimento para fazer antecipação de recebíveis. Aqueles com fluxo de caixa ideal dominam o equilíbrio entre pagamentos (contas a pagar) e pagamentos (recebíveis). Eles têm processos rigorosos que permitem antecipar a maioria das ameaças de fluxo de caixa antes que elas aconteçam.

Gerenciar seus recebíveis é uma parte enorme de lidar com essas ameaças. Se você tem muito dinheiro amarrado em contas a receber, você não tem fundos disponíveis para acompanhar suas contas a pagar, especialmente se esses recebíveis estão atrasados. Felizmente, ficar em cima de suas contas a receber é uma meta razoável para realizar.

Para ajudar, aqui está uma lista de verificação para antecipação de recebíveis, para que elas não pressionem seu fluxo de caixa:

1. Faça do processo uma política

O primeiro passo na criação de qualquer processo é defini-lo. Depois de chegar a um acordo com um cliente, quais são os próximos passos para receber o pagamento? Você recebe o pagamento antecipado ou depois que o seu lado do contrato é executado? Disponha o processo e desenvolva-o em uma política da empresa. Ter esta política em vigor permitirá que você preveja melhor sua situação de fluxo de caixa.

2. Comunique a política de pagamento aos seus clientes

Com a política em vigor, você deve disponibilizá-la prontamente aos seus clientes, de preferência antes de começar a fazer negócios com eles. Comunique claramente os benefícios de pagar cedo (como oferecer um desconto) e as conseqüências de pagar com atraso, bem como quaisquer termos adicionais, como depósitos iniciais. Como proprietário de uma pequena empresa, às vezes é difícil ser um “defensor” de seus clientes quando se trata de taxas de pagamento atrasado, então fornecer reforço positivo para pagar a tempo é muito mais fácil do que o reforço negativo para se atrasar.

3. Tornar mais fácil saber o seu fluxo de caixa

Mantenha o seu número de contas pendentes ao seu alcance em todos os momentos. Se você tiver que gastar horas no Excel para obter esse número, será difícil ter uma imagem precisa. Então, se você ainda não o fez, pesquise algumas ferramentas que podem automatizar esse processo para você. Um dos benefícios de mudar para pagamentos eletrônicos sem papel são os sistemas que podem rastrear seus pagamentos para você (veja o número 5). Nenhum papel significa relatórios automatizados, em vez de pilhas de arquivos de clientes e planilhas manuais. Se você está sempre informado sobre quanto dinheiro está amarrado e antecipação de recebíveis, você pode agir com mais precisão em outras áreas do seu negócio.

4. Mantenha uma agência de cobrança no bolso de trás

Embora não seja o ideal, os clientes tendem a responder mais rapidamente quando as agências de cobrança terceirizadas estão envolvidas. Pode ser um fator estressante no relacionamento com o cliente, mas às vezes é sua única opção. Sua política de contas a receber deve determinar quando uma agência de cobrança terceirizada será envolvida.

5. Use as ferramentas disponíveis para você

Além de colecionadores de terceiros, há uma grande variedade de ferramentas e parceiros disponíveis especificamente para ajudar com seus recebíveis. O software que ajuda você a gerenciar seus clientes, faturar eletronicamente e aceitar pagamentos on-line pode ajudar muito a acelerar o processo de recebimento e a mantê-lo organizado

As contas a receber são apenas uma peça do bolo de fluxo de caixa, mas que podem ser melhoradas com um pouco de planejamento e execução. Seguindo estas etapas e mantendo uma lista de verificação para gerenciar seus recebíveis, você tem certeza de ter uma melhor compreensão sobre sua situação de fluxo de caixa. Se você não estiver seguindo etapas semelhantes hoje, escolha algumas para começar e veja por si mesmo como elas podem ser benéficas para sua empresa.

Continue seguindo nosso blog e sempre se mantenha informado. Precisando de Assessoria Contábil? Nos procure, teremos o maior prazer em ajudá-lo.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp chat