Entenda a folha de pagamento

Entenda a folha de pagamento

A folha de pagamento tem uma importância crucial na gestão de qualquer empresa, por isso é muito importante que você entenda a folha de pagamento. Trazendo ainda o aspecto do eSocial, se torna ainda mais.

Entenda abaixo a importância da folha de pagamento.

O que é exatamente a folha de pagamento?

 Folha de pagamento nada mais é, que uma lista com todas as remunerações (salários), pagas a todos os empregados de uma empresa.

Muitos são os cálculos para se chegar ao resultado final, pois muitos fatores integram a remuneração do funcionário.

Informações referentes a salários, descontos (ou bônus), dias trabalhados, faltas, funções e horas extras, compõe o rol.

Dessa maneira, o documento pode ser considerado o histórico do empregado.

 

Finalidade da folha de pagamento

Este documento tem a função de registrar os valores referentes às remunerações de todos os funcionários, tendo os devidos descontos e bônus.

A folha serve de documento legal para comprovação da renda e também da atividade remunerada.

Sendo assim, a folha de pagamento tem função fiscal e contábil, assim como relevância operacional. Para o governo, a folha de pagamento na verdade, serve como um comprovante de arrecadação (das verbas trabalhistas), além disso, é um importante documento para fiscalização de irregularidades cometidas.

Para a empresa, é essencial para controle financeiro e também para levantamento de dados. E que o profissional responsável entenda a folha de pagamento.

Proventos e descontos

A folha de pagamento tem como função, informações cadastrais assim como informações financeiras. E justamente as informações financeiras que demonstram os Descontos e os Proventos.

Proventos são as verbas de direito do funcionário, pelos serviços prestados por ele durante um período determinado. Tais verbas precisam ser lançadas separadamente, pois o objetivo é deixar de maneira clara as informações para os empregados, assim como possibilitar o correto cálculo dos descontos.

Como exemplos de proventos, temos salários, insalubridade e horas extras. E como exemplos de descontos, temos, vale transporte, imposto de renda, adiantamentos e INSS.

 

Responsável pela folha de pagamento

O departamento pessoal é o responsável pela folha de pagamento dentro da empresas.

Fora das empresas os escritórios de contabilidade é que tem essa responsabilidade.

Sempre importante contar com assessoria especializada, pois o cálculo da folha depende de conhecimentos específicos e técnicos.

O uso de software é extremamente útil no apoio do cálculo, já que traz facilidade para o trabalho do departamento pessoal e também dos escritórios de contabilidade, evitando conferências repetitivas, assim como erros. Mas não podemos esquecer que é imprescindível que o profissional entenda a folha de pagamento.

Folha de pagamento com erros pode trazer muitas dores de cabeça para as empresas, tais como ações trabalhistas e multas, sendo assim é necessário que exista precisão total na formulação deste documento.

A folha de pagamento é obrigatória?

Sim. Essa obrigatoriedade consta na Lei 8.212/91 da CLP – Consolidação da Legislação Previdenciária e também na CLT – Consolidação das Leis do Trabalho, Lei 5.452/43.

Então o uso de softwares, realmente ajuda na gestão da folha de pagamento?

 Muitos dos processos da formulação da folha de pagamento podem ser automatizados. Por exemplo, a administração de encargos, jornada de trabalho dos empregados e até mesmo emissão de holerites, podem ter seu trabalho otimizado com o uso da tecnologia dos softwares.

Outros fatores importantes que podem ser agilizados com o uso da tecnologia são: registros de ponto, horas extras, controle de férias e pagamentos.

Demonstramos neste artigo, a importância da folha de pagamento. Conheça o nosso trabalho e fiquei tranquilo quanto à folha de pagamento da sua empresa.

Continue acompanhando nossos artigos e fique sempre atualizado! Entre em contato!

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp chat