Contador é um profissional essencial para qualquer empresa

Contador é um profissional essencial para qualquer empresa

Contabilidade é uma fonte imprescindível de informação, é com ela seu empreendimento vai crescer seguro. Por isso o contador é um profissional essencial!

Todos os registros contábeis fornecem informações sobre encargos, custos e capital de giro, por exemplo,

Muitas empresas (praticamente a metade) fecham suas portas em apenas 2 anos, é a principal razão é a falta de capital de giro (problemas financeiros) e também falta de clientes.

Por isso, a presença do profissional contábil se torna importante para sua empresa, atuando na organização da empresa, planejamento fiscal (financeiro), estruturação contábil e também análise do capital investido.

O contador participa do desenvolvimento de todas as fases da sua empresa, desde a constituição até a maturidade.

Por isso é o profissional mais qualificado a atuar junto com a sua empresa, tendo ainda como outras habilidades, a gestão financeira / econômica / tributária e patrimonial (pessoas físicas e empresas)

É devido a esse profissional que empresa, consegue ter uma ampla visão sobre despesas e receitas, assim como entender se realmente seu empreendimento esta dando lucro.

Pode-se ainda dizer, que o contador é um grande avaliador de riscos, e trabalha no desenvolvimento de várias estratégias (legais), para com isso, reduzir sua carga tributária.

Neste artigo vamos trazer a importância deste qualificado profissional para a sua empresa.

Por que exatamente o contador é um profissional essencial?

Toda empresa precisa ter uma assessoria contábil para se manter dentro da lei, pois é necessário pagar impostos para manter sua empresa ativa.

As companhias precisam prestar contas para o governo, enviando informações para a Receita, Secretaria da Fazenda e também para Prefeitura, sobre suas atividades rotineiras, com isso, os impostos são apurados e todo esse caminho é necessário para que sua companhia fique de portas abertas.

Essas mesmas informações são solicitadas por financeiras e bancos, caso sua empresa precisa de algum tipo de empréstimo.

A importância do contador é tão grande, no cuidado desses assuntos burocráticos, que algumas empresas contratam um profissional contábil para atuar somente para sua companhia, principalmente as que possuem uma grande demanda de serviços e funcionários.

Nosso país, provavelmente, é um dos que possui a maior complexidade em seu sistema tributário / fiscal, por isso a necessidade de um profissional engajado e atualizado perante as mudanças legislativas se faz necessário, para que sua empresa não corra nenhum risco de penalidades por causa de erros e omissões.

Sendo assim, sua empresa precisa de uma assessoria contábil para conseguir o sucesso e o contador é um profissional essencial. Tais profissionais são especializados em burocracias, mas também são especializados em capitalização, previdência, seguro, perícia e controladoria.

Reiterando, não existe uma possibilidade (sem riscos) de sua empresa dispensar a ajuda de um especialista contábil, lembrando que ele ajudará sua empresa a se manter legalizada e sem pagar tributos abusivos.

Funções de um contador

Microempreendedores Individuais (MEI) tem a opção de contratar ou não um contador, pois seus tributos são pagos de maneira simplificada. Mas em caso de qualquer dúvida, o contador é um profissional essencial, através de assessorias, para resolver quaisquer questionamentos.

Nos demais enquadramentos a presença de um contador se faz indispensável, pois será o seu trabalho que ajudará na manutenção e desenvolvimento de seu negócio.

São atividades do profissional contábil:

 Abertura da empresa

  • Sua tarefa inclui o planejamento de todo tipo de tributação, também define a divisão dos sócios, capital social e também se responsabiliza por toda burocracia junto aos órgãos competentes.

 

Controle e Gestão

  • Dentre suas tarefas, estão balanços, controle de estoque, apuração de impostos, emissão da folha de pagamento, rescisões trabalhistas, emissões de guias, registro de valores monetários, estratégias para que sua empresa seja sustentável e saudável, assim como mantém o empreendedor ciente de cada mudança da legislação.

 

Fechamento

  • Atua em inventário, divisão societária e outras situações jurídicas e burocráticas.

 

 Como demonstramos, a presença de uma Assessoria Contábil é necessária para que sua empresa esteja sempre saudável e sustentável.

Mantenha-se informado com nossos artigos e entre em contato!

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp chat