Contabilidade para Dentistas

Contabilidade para Dentistas

Para que o consultório do dentista esteja legalmente enquadrado na lei, o planejamento tributário é parte essencial. A Contabilidade para Dentistas de ser feita com cuidado, buscando a maneira mais apropriada para sua atuação.

A escolha irá definir todo o rumo dos tributos, quais serão e seus impactos no lucro.

Por isso a contabilidade para o profissional da odontologia, se faz necessária, para que com isso o profissional esteja adequado a legislação vigente.

Ser um profissional liberal ou abrir uma empresa é a primeira escolha do profissional.

Por isso se faz necessária a busca por uma assessoria contábil, pois a mesma irá esclarecer todos os aspectos legais do seu empreendimento, e com isso, evitar problemas desnecessários.

 

Questões legais Contabilidade para Dentistas

Por meio da contabilidade, será possível determinar qual a melhor forma de atuação, sendo como autônomo ou empresário. Mas para analisar a melhor opção, o contador fará previsões dentro do planejamento orçamentário do profissional odontológico, para então verificar a melhor das condições para o dentista.

Os tributos são essenciais, afinal parte dos rendimentos do escritório devem ser destinados a eles todos os meses, por isso a escolhe do melhor regime tributário será determinante no impacto dos tributos no negócio.

Para considerar o melhor regime tributário, o faturamento total é considerado na escolha, e com isso uma simulação, entre autônomo e empresa, será necessária.

A opção por pessoa jurídica costuma trazer benefícios de menor carga tributária, mas somente será possível saber com exatidão após a análise do profissional contábil.

Profissional autônomo

Nesta modalidade, a contabilidade Contabilidade para Dentistas é feita utilizando o Livro Caixa, onde serão lançadas as despesas dedutíveis, tendo como objetivo a redução do lucro tributável.

Nessa modelo várias despesas são passíveis de dedução como folha de pagamento, contas de água, telefone, internet e luz. Assim como aluguel e INSS por exemplo.

Com a escolha de ter uma assessoria contábil, será possível fazer as deduções necessárias e com isso recolher de maneira correta, o Imposto de Renda sobre o faturamento bruto. Esse cuidado pode reduzir de maneira drástica o imposto a ser pago.

Por isso, o dentista deve mesmo contar com a ajuda fundamental do contador especializado, pois essa assessoria será de grande valia para o lucro do seu consultório.

Consultório odontológico

Abrir uma empresa vai oferecer benefícios interessantes para o profissional odontológico.

Tendo como opções o Simples nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real, o contador fará diversas simulações para determinar a melhor opção para seu faturamento, e com isso conseguir taxas de impostos bem menores.

Como já citado, a tributação de pessoa jurídica costuma ser menor quando comparada a tributação de pessoa física, por isso a presença de uma assessoria contábil para dentistas é tão importante, pois será ela que fará a análise tributária, apontando a melhor opção para o dentista.

Dependendo do planejamento tributário determinado pelo contador, o consultório odontológico vai conseguir encontrar a menor tributação possível permitida pela lei.

 

Despesas

Com a assessoria contábil correta, a separação de despesas pessoais e empresariais do profissional odontológico acontece.

Consultórios costumam ter despesas com medicamentos, materiais, empregados, impostos e despesas do próprio profissional.

Mesmo se tratando de um consultório autônomo, ter as despesas divididas torna a gestão otimizada, evitando encargos desnecessários.

Os custos (todos) devem ser registrados de maneira separada, permitindo conhecer o valor de cada um, e seu impacto financeiro, tendo assim a possibilidade de conhecer os custos e quem sabe ter uma contenção ou redução.

A gestão tributária se fará necessária para o conhecimento das despesas e como consequência, trará maior lucratividade.

O papel do profissional contábil na condução do processo é importante, pois se trata do responsável pela geração de informações (para o fisco), fornecendo condições para que nenhuma rotina necessária seja descumprida.

É da área odontológica e precisa de uma assessoria contábil de qualidade? Venha conhecer nosso trabalho e entre em contato!

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp chat