Aplicando normas internacionais em empresas

O G20 e outras grandes organizações internacionais, bem como muitos governos, associações empresariais, investidores e membros da profissão de contabilidade mundial apoiam o objetivo de um único conjunto de padrões contábeis globais de alta qualidade. Saiba como aplicar normas internacionais em empresas.

Resultado de imagem para contabilidade empresas

Por que isso acontece?

Padrões globais para mercados globais

Economias modernas dependem de transações internacionais e do livre fluxo de capital internacional. Mais de um terço de todas as transações financeiras ocorrem além das fronteiras, e esse número deve crescer.

Os investidores buscam oportunidades de diversificação e investimento em todo o mundo, enquanto as empresas levantam capital, realizam transações ou possuem operações e subsidiárias internacionais em vários países.

No passado para aplicar normas internacionais em empresas, tais atividades transfronteiriças eram complicadas por países diferentes que mantinham seus próprios conjuntos de padrões contábeis nacionais. Essa colcha de retalhos de requisitos contábeis muitas vezes agregou custo, complexidade e, em última análise, riscos tanto para as empresas que elaboram demonstrações financeiras quanto para os investidores e outros que usam essas demonstrações financeiras para tomar decisões econômicas.

A aplicação de padrões contábeis nacionais significava que os valores relatados nas demonstrações financeiras poderiam ser calculados em uma base diferente. A eliminação dessa complexidade envolveu o estudo das minúcias dos padrões contábeis nacionais, porque mesmo uma pequena diferença nos requisitos poderia ter um grande impacto no desempenho financeiro e na posição financeira reportada de uma empresa – por exemplo, uma empresa pode reconhecer lucros sob um conjunto de padrões contábeis nacionais e perdas sob outro.

Benefícios dos Padrões IFRS para aplicar normas internacionais em empresas

As Normas IFRS (International Financial Reporting Standards ou Normas Internacionais de Relato Financeiro) abordam esse desafio fornecendo um conjunto de padrões contábeis internacionalmente reconhecidos e de alta qualidade que trazem transparência, responsabilidade e eficiência para os mercados financeiros em todo o mundo.

As Normas IFRS trazem transparência ao melhorar a comparabilidade internacional e a qualidade das informações financeiras, permitindo que investidores e outros participantes do mercado tomem decisões econômicas informadas.

Os Padrões IFRS fortalecem a prestação de contas reduzindo a lacuna de informações entre os provedores de capital e as pessoas a quem eles confiaram seu dinheiro. Os Padrões fornecem informações necessárias para responsabilizar a administração. Como fonte de informações globalmente comparáveis, as Normas IFRS também são de importância vital para os reguladores em todo o mundo.

E as Normas IFRS contribuem para a eficiência econômica, ajudando os investidores a identificar oportunidades e riscos em todo o mundo, melhorando, assim, a alocação de capital. Para as empresas, o uso de uma única linguagem de contabilidade confiável reduz o custo de capital e reduz os custos de relatórios internacionais.

Experiência de adoção de jurisdições

Mudar para as Normas IFRS não vem sem custo e esforço. As empresas que relatam geralmente precisam alterar pelo menos alguns de seus sistemas e práticas; investidores e outros que usam demonstrações financeiras precisam analisar como as informações que estão recebendo mudaram; e os reguladores de valores mobiliários e profissionais de contabilidade precisam mudar seus procedimentos.

Mas pesquisas acadêmicas e estudos através da adoção de jurisdições fornecem evidência esmagadora de que a adoção das Normas IFRS trouxe benefícios líquidos para os mercados de capitais.

Os benefícios documentados incluem um custo de capital menor para algumas empresas e maior investimento em jurisdições que adotam as Normas IFRS. Algumas empresas também relatam benefícios de poder usar os Padrões IFRS em seus relatórios internos, melhorando sua capacidade de comparar unidades operacionais em diferentes jurisdições, reduzindo o número de sistemas de relatórios diferentes e tendo a flexibilidade de transferir a equipe com a experiência IFRS em sua organização.

Continue seguindo nosso blog e sempre se mantenha informado. Precisando de Assessoria Contábil? Nos procure, teremos o maior prazer em ajudá-lo.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp chat