A importância do capital de giro

A importância do capital de giro

O capital de giro faz parte do total de ativos da empresa. Geralmente, é a diferença entre o ativo circulante e o passivo circulante. Na prática, é o requisito de caixa diário, semanal e mensal para as operações de uma empresa.

Resultado de imagem para capital de giro

Portanto, o gerenciamento do capital de giro é um processo de gerenciamento de ativos e passivos de curto prazo. Ele garante que uma empresa tenha liquidez suficiente para executar suas operações sem problemas.

A eficiência do gerenciamento do capital de giro pode ser medida através de uma variedade de métodos e proporções. Os analistas financeiros geralmente comparam o ciclo do capital de giro e outros índices de capital de giro com os benchmarks do setor ou com os pares de uma empresa.

Os índices e medidas mais comumente usados são os índices atuais, dias de vendas pendentes, dias de estoque pendente e dias de contas a pagar pendentes.

A liquidez é geralmente apertada em pequenas empresas. É por isso que a escala de suas operações e investimentos é um empecilho à liquidez. A maioria das pequenas empresas não consegue financiar o ciclo operacional com contas a pagar.

E devido ao qual eles têm que confiar no caixa gerado internamente. Ou, em alguns casos, uma injeção de dinheiro é do proprietário. O gerenciamento eficiente do capital de giro permitirá, portanto, que uma empresa opere de maneira eficiente e potencialmente libere algum dinheiro. Isso poderia ser usado para pagar dívidas ou investir em um projeto lucrativo.

Pontos chave

•          Aumentar o ativo circulante ou diminuir o passivo circulante aumenta o capital de giro e vice-versa.

•          Quatro mecanismos comuns para controlar o capital de giro são gerenciamento de caixa, gerenciamento de estoque, gerenciamento de devedores e gerenciamento de financiamento.

•          Ter muito pouco capital de giro prejudica a capacidade da empresa de cumprir suas obrigações financeiras, enquanto ter muito WC também pode ser ruim porque significa que existem ativos que não estão sendo investidos no longo prazo.

Termos chave

•          passivo circulante: todos os passivos do negócio que devem ser liquidados em dinheiro dentro do exercício fiscal ou do ciclo operacional de uma determinada empresa, o que for mais longo.

•          Ativo Circulante: Um ativo no balanço patrimonial, como caixa, contas a receber e estoque, que se espera que seja vendido ou usado em outro futuro próximo, geralmente dentro de um ano ou um ciclo de negócios, o que for maior.

Importância do capital de giro

O capital de giro é uma parte vital de um negócio e pode fornecer as seguintes vantagens para um negócio:

Maior retorno sobre o capital

As empresas com menor capital de giro apresentarão um maior retorno sobre o capital. Portanto, os acionistas se beneficiarão de um retorno mais alto por cada real investido no negócio.

Melhor perfil de crédito e solvência

A capacidade de cumprir obrigações de curto prazo é um pré-requisito para a solvência de longo prazo. E é frequentemente uma boa indicação do risco de crédito da contraparte.

O gerenciamento adequado do capital de giro permitirá que uma empresa pague pontualmente suas obrigações de curto prazo. Isso pode incluir pagamento por compra de matérias-primas, pagamento de salários e outras despesas operacionais.

Maior rentabilidade

O gerenciamento de contas a pagar e receber é um importante impulsionador da lucratividade das pequenas empresas.

Maior liquidez

Uma grande quantidade de dinheiro pode ser vinculada ao capital de giro, para que uma empresa que o gerencie com eficiência possa se beneficiar de liquidez adicional e ser menos dependente de financiamento externo.

Isso é especialmente importante para empresas menores, pois elas normalmente têm acesso limitado a fontes de financiamento externas.

Além disso, as pequenas empresas geralmente pagam suas contas em dinheiro com ganhos, de maneira que o gerenciamento eficiente do capital de giro permita que uma empresa aloque melhor seus recursos e melhore sua gestão de caixa.

Maior valor comercial

Empresas com gerenciamento de capital de giro mais eficiente geram mais fluxos de caixa livres, o que resultará em maior valorização dos negócios e valor da empresa.

Condições de financiamento favoráveis

Uma empresa que tenha um bom relacionamento com seus parceiros comerciais e pague seus fornecedores dentro do prazo se beneficiará de condições favoráveis de financiamento, como pagamentos com desconto de seus fornecedores e parceiros bancários.

Produção ininterrupta

Uma empresa que paga a seus fornecedores no prazo também se beneficiará de um fluxo regular de matérias-primas, garantindo que a produção permaneça ininterrupta e que os clientes recebam suas mercadorias dentro do prazo.

Capacidade de enfrentar choques e demanda de pico

Uma gestão eficiente do capital de giro ajudará uma empresa a sobreviver a uma crise ou aumentar a produção em caso de pedidos inesperadamente grandes.

Vantagem competitiva

As empresas com uma cadeia de suprimentos eficiente costumam vender seus produtos com desconto, em comparação com empresas similares com fornecimento ineficiente.

Continue seguindo nosso blog e sempre se mantenha informado. Precisando de Assessoria Contábil? Nos procure, teremos o maior prazer em ajudá-lo.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp chat