5 dicas para cuidar do ativo mais valioso da sua empresa

No mundo cada vez mais competitivo de hoje, a chave para administrar um negócio de sucesso é a satisfação do cliente. Atender às necessidades dos clientes é uma prioridade para as empresas, mas, infelizmente, a gerência geralmente deixa de se concentrar na satisfação de seus funcionários sendo o ativo mais valioso da sua empresa – os clientes internos da empresa.

Resultado de imagem para escritório contábil

Esses clientes internos, seus funcionários, são o seu primeiro ponto de contato para atender com êxito seus clientes externos, o que significa que suas necessidades, esperanças e aspirações precisam ser atendidas igualmente bem.

Se os funcionários se sentirem desvalorizados e decidirem seguir em frente, isso poderá afetar a filosofia, os valores, a energia e a produção da sua empresa, bem como a produtividade e a atitude dos demais funcionários.

Então, o que você pode fazer na sua empresa para garantir que seus funcionários se sintam valorizados?

1. Tenha uma visão e valores fortes do ativo mais valioso da sua empresa

Sem uma visão forte, sua equipe e empresa não irão longe. Decida quem você quer ser como empresa e o que deseja alcançar e comunique isso de forma clara, criativa e contínua.

Cada membro da sua equipe deve ser capaz de dizer em alguns segundos qual é a sua visão. Viva seus valores todos os dias, em tudo que você faz no trabalho. Ao contratar pessoas, verifique se os valores pessoais estão alinhados aos valores da sua empresa. Seus valores o guiarão em situações difíceis e você descobrirá que sua equipe os usará também; se eles confiam neles.

2. Mantenha sua equipe informada e envolvida

Procure atualizar seu funcionários regularmente sobre as metas, progresso, notícias e finanças da empresa. Isso mantém as linhas de comunicação abertas, as incluir no dia-a-dia da empresa e ajuda a garantir que elas permaneçam alinhadas e contribuam para os objetivos comuns da empresa.

Também lhes dá a oportunidade de falar e compartilhar seus conhecimentos e visões, muitas vezes em benefício da empresa.

3. Invista no crescimento da sua equipe

No atual cenário de negócios em rápida mudança, os funcionários precisam aprender e crescer para acompanhar as novas tendências e permanecer inovadores.

Alimente essa necessidade treinando e aprimorando sua equipe. A exposição dos funcionários a novos conjuntos de habilidades e o fortalecimento de seus conhecimentos existentes também mantêm a continuidade dos negócios quando alguém sai ou está ausente por causa de uma doença ou por outros motivos.

Os programas de desenvolvimento de funcionários oferecem uma contribuição inestimável para a empresa e para a equipe – os funcionários adquirem conhecimento, novas habilidades e experiência que servirão à empresa no futuro.

Nunca pense no tempo gasto dessa maneira como improdutivo. O retorno do investimento vale bem a pena, e os funcionários aceitam uma mudança na rotina e a oportunidade de aprender algo novo.

4. Ouça

Esteja aberto ao feedback de sua equipe. Busque suas opiniões sobre maneiras de melhorar as operações e como fazer as coisas melhor. Uma maneira de fazer isso é incentivar uma política de portas abertas para que os funcionários se sintam confortáveis em comunicar suas idéias.

Outra é fazer revisões formais regulares durante o ano, onde essas questões podem ser levantadas melhorando o ativo mais valioso da sua empresa.

Sempre exiba uma atitude positiva ao interagir com os funcionários. Seja honesto e aberto sobre os desafios que a empresa enfrenta e positivo sobre os que foram superados. Grite as boas novas em reuniões regulares da equipe e elogie o que é devido. Isso ajuda a manter todos no caminho certo e motivados para alcançar os objetivos da empresa.

5. Seja honesto e transparente

Cuidar da sua equipe não é elogiar incessantemente, mas sempre fazê-lo quando é devido. Se o caminho para o sucesso fosse tranqüilo e fácil, todas as empresas teriam muito sucesso.

Você precisa dar um feedback honesto e justo aos funcionários sobre o próprio desempenho e o progresso da empresa para evitar que sua equipe viva em uma bolha feliz, apenas para se surpreender se a empresa nem sempre estiver indo tão bem quanto pensam.

Fale conosco!

Rate this post

Deixe um comentário